Agroleite

O Agroleite é um projeto de extensão da UPF que presta assistência e acompanhamento aos produtores da agricultura familiar que produzem em média 50 litros de leite por dia, em pequenas propriedades, com mão-de-obra da própria família. 

Participam das atividades alunos bolsistas e voluntários do curso de graduação em Medicina Veterinária e alunos da Residência Integradora em Medicina Veterinária da Universidade. As atividades são orientadas e supervisionadas por professores. 

O suporte técnico e laboratorial não tem custos para os produtores e é promovido por meio de atividades como: coleta de amostra e análise da qualidade do leite, viabilizadas pelo Serviço de Análise do Rebanho Leiteiro da UPF (Sarle); realização de exames para viabilizar a inseminação; controle reprodutivo das vacas; incentivo à produção de pasto para redução de custos na propriedade;  controle reprodutivo das vacas. Os participantes ainda promovem mini-cursos nas propriedades leiteiras visando à orientação de todos os membros das famílias atendidas pelo projeto.  

O projeto foi criado em 2010 e iniciou atendendo os produtores vinculados à cooperativa Agroleite, de Passo Fundo. Atualmente, além do trabalho de acompanhamento das propriedades da região, os participantes também prestam apoio à gestão da cooperativa. No Agroleite, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas salas de aula e ainda ajudam a resolver as necessidades das propriedades leiteiras.

 

Atividades do Projeto.jpgAtividades do Projeto 2.jpgAtividades do Projeto 3.jpg