Farmácia hospitalar

O planejamento e o projeto de implantação da farmácia hospitalar no Hospital Veterinário começaram no ano de 2008, com propostas e projetos feitos pelo Coordenador do Curso de Farmácia. A farmácia hospitalar foi inaugurada no dia 01 de março de 2010, contando com 6 funcionários e uma farmacêutica. A estrutura formada contava com um espaço para dispensação de matérias médico-hospitalares e medicamentos, um local para fracionamento de medicamentos, uma sala para nutrição parenteral e outra  para quimioterapia; naquele momento inicial foi inaugurado apenas a dispensação e o fracionamento. Um mês depois foi inaugurada a quimioterapia e, após dois anos e meio, foi implantada a nutrição parenteral. 

Hoje contamos com uma equipe de nove funcionários e uma farmacêutica, oferecendo serviços de nutrição parenteral e quimioterapia a todos os pacientes internados, suprindo a necessidade de cada um deles com suas particularidades. Trabalhamos hoje com dispensação de medicamentos em dose unitária, ou seja, cada paciente recebe o seu medicamento, devidamente identificado com seu nome, com sua dose prescrita, no horário prescrito pelo Medico Veterinário, evitando perdas e trocas de medicamentos nas unidades de internação. 

A Farmácia hospitalar tem como objetivo garantir o uso seguro e racional dos medicamentos que serão prescritos pelo médico-veterinário, podendo garantir que o paciente estará recebendo os seus medicamentos dentro de critérios que possam assegurar qualidade, segurança e eficácia.

 

Farmacia 1.jpgFarmacia 2.jpg