Grupo de Estudos de Animais Silvestres - GEAS
O Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo (GEAS UPF) é um grupo de estudos de animais silvestres que, além do atendimento clínico-cirúrgico, promove atividades que visam à ampliação da aprendizagem.
Dentre as ações realizadas pelos participantes estão programas de conscientização da Fauna Brasileira, como forma de aperfeiçoamento e formação de cidadãos mais conscientes do necessário cuidado com o meio ambiente.
Semanalmente, também são realizados encontros para discussão de casos clínicos acompanhados, bem como para o conhecimento e para a discussão da biologia e do comportamento dos pacientes, além dos possíveis motivos que levaram à necessidade de intervenção humana. Nessa etapa todos os acadêmicos e profissionais interessados podem interagir, o que resulta na consolidação de uma visão ampla e detalhada do problema socioambiental da região.
No projeto, ainda é realizado um programa de educação continuada, centrado no desenvolvimento de grupos profissionais transdisciplinares, e que objetiva renovar os conhecimentos dos participantes. Em cada módulo do Estudo Selvagem, são realizadas palestras com temas específicos a respeito da fauna silvestre.
O projeto é desenvolvido pela professora Michelli Ataide e por alunos do curso de Medicina Veterinária e de Biologia da UPF, conta com o apoio de órgãos públicos como IBAMA, PATRAM, SEMA, SMAM.