Histórico

A história do Hospital Veterinário e a do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo andam juntas e seu início começou a ser escrito em 1986, com a proposta de criação do curso de graduação. 

A ideia de oferecer o curso, in√©dito na metade Norte do Rio Grande do Sul, encontrou for√ßa na perspectiva de desenvolvimento do agroneg√≥cio, da agroind√ļstria e da ind√ļstria leiteira¬† na regi√£o; ¬†valeu-se tamb√©m¬† da estimativa de crescimento do interesse pela √°rea pet e pela valoriza√ß√£o dos animais de estima√ß√£o; expressou¬† a inten√ß√£o de oferecer oportunidades de atualiza√ß√Ķes aos profissionais da √°rea , disponibilizando a esses a infraestrutura necess√°ria ao ¬†desenvolvimento das √°reas cl√≠nica e cir√ļrgica.¬†

Como todo movimento precursor, a criação do curso de Medicina Veterinária percorreu um longo caminho. Para ser aprovado pelo Ministério da Educação, era fundamental que a Universidade dispusesse de estrutura para as disciplinas iniciais, uma área de produção e um hospital veterinário. 

Em 1996, a cria√ß√£o do curso foi aprovada na Universidade e, a partir desse momento, os esfor√ßos se concentraram na busca pela constru√ß√£o do Hospital Veterin√°rio (HV). O projeto foi reformulado e a constru√ß√£o do HV foi autorizada em 1998. Ap√≥s as tramita√ß√Ķes necess√°rias, em menos de um ano, o Hospital estava constru√≠do e, em 2 de junho de 2000, inaugurado.¬†

O Hospital Veterinário serve prioritariamente às atividades de ensino da Medicina Veterinária da Universidade. A relação dos alunos acontece de forma direta. Em 2001, a graduação recebeu, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o prêmio de Destaque no Ensino em Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul. 

O HV ajudou a tornar a região uma referência na área médico-veterinária. Além de auxiliar alunos, profissionais, pesquisadores e produtores rurais nos diagnósticos e nas pesquisas, é também reconhecido como um apoio para todas as áreas do conhecimento nas ciências veterinárias.

 

Colaboração:
Professor Edison Armando de Franco Nunes
Coordenador da Comissão de Implantação do Curso de Medicina Veterinária da UPF

 

Hospital Veterinario em construcao.jpgHospital Veterinario  em 2014.jpg