SOS Cavalo de Carroça

O projeto de extensão SOS Cavalo de Carroça é desenvolvido por professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da UPF e presta assistência veterinária aos cavalos de tração que auxiliam os catadores de material reciclado de Passo Fundo. 

A principal função do projeto é elucidar para proprietários, em geral famílias de baixo poder aquisitivo, a importância do cuidado com o cavalo de carroça por meio do atendimento individualizado. A iniciativa foi criada em 2006, e, até o momento, já foram atendidos mais de 500 cavalos, pertencentes a 240 famílias de carroceiros. 

Os participantes localizam e cadastram os carroceiros no projeto, registram as informações socioeconômicas das famílias e as características de utilização dos animais. Os proprietários recebem orientações sobre cuidados básicos com seu animal e uma cartilha ilustrada e de fácil entendimento, desenvolvida especialmente para o Projeto. Posteriormente, todos os equinos são identificados e cadastrados. 

No atendimento, os animais recebem vermífugos e são vacinados contra tétano. Além disso, é realizado o exame clínico, em que são coletadas informações referentes ao estado de condição corporal e ao peso dos equinos. Os alunos ainda realizam coleta de sangue e fezes para avaliação laboratorial. 

O atendimento é feito gratuitamente, os medicamentos e todo o material de consumo são custeados pela Universidade de Passo Fundo e por empresas apoiadoras da iniciativa.

 

Projeto SOS 2.jpgProjeto SOS Cavalo de Carroca.jpgProjeto SOS 1.jpg